quarta-feira, 17 de junho de 2009

A aposta silenciosa de Schopenhauer


O grande filosofo Arthur Schopenhauer jantava, em geral, no Englischer Hof.

No inicio de cada refeição, colocava uma moeda de ouro sobre a mesa, à sua frente; e ao final tornava a colocar a moeda no bolso.

Foi, sem dúvida, um garçom intrigado com esse gesto que lhe perguntou o significado daquela invariável cerimônia.

Schopenhauer respondeu que era sua aposta silenciosa, com a promessa de depositar a moeda na caixa de coleta de esmolas no primeiro dia em que os oficiais ingleses que jantavam lá falassem sobre outra coisa qualquer que não fosse cavalos, mulheres ou cachorros.
____________________________________________
Amigos façam suas apostas silenciosa, caso vejam no meu blog algo como, carros, ultima capa da playboy, o melhor happy hour da cidade, a moeda eh sua!!! :-)

2 comentários:

  1. Gostei da história.. meu entendimento do que ele quis dizer é, que o ser Humano "ordinário" geralmente é totalmente previsível.. não se poderia esperar outra coisa.. sei lá.. acho que algo neste sentido.. até mais

    ResponderExcluir
  2. Schopenhauer, tinha aversao por essas pessoas(apesar que na velhice ele preferia a companhia de seu poodle.) Ele dizia que quanto mais ignorante a pessoa, mais sem misterios lhe parece a vida. E de fato eh desprezivel boa parte das pessoas que tem o foco de suas vidas, apenas a questoes mundanas e banais.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Seguidores

Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
I´m someone who believe and accept that, life is change and changes comes from inside out. Who ignored it is still in dreams away from reality. Waiting for frustration to blame the world.