sexta-feira, 19 de junho de 2009

Spinoza e a Felicidade

Felicidade eu compreendo como um sentido amplo, de plenitude independente de fatos, condicoes, estímulos. Podemos ter momentos felizes, claro. Eu não acredito que a , leve a felicidade. Acredito que o saber, estar em sintonia com a natureza, a vida, compreender a causalidade de tudo nos aproxime muito da felicidade. O saber eh libertador, e quanto mais liberdade mais livre para a almejada felicidade.O prazer pra mim não representa a felicidade, ela esta mais alem. O que sinto se alinha com o que o filosofo Spinoza definiu:

Depois que a experiência me ensinou que tudo que acontece na vida comum são coisas vãs e fúteis, e quando percebi que todas as coisas que eu temia e que me temiam nada tinham de bom ou mau, a não ser o grau em que a mente era por elas afectada, decidi, por fim, investigar se havia alguma coisa que pudesse ser verdadeiramente boa e capaz de comunicar a sua bondade e pela qual a mente pudesse ser afectada a ponto de excluir todas as outras coisas; decidi investigar se podia descobrir e obter todas as outras coisas; decidi investigar se podia descobrir e obter a faculdade de gozar; por toda a eternidade, uma continua felicidade suprema.(...) Eu conhecia as muitas vantagens adquiridas com a honra e riqueza, e sabia que seria impedido de adquiri-las se quisesse investigar seriamente uma nova questão. Mas quanto mais se possui qualquer uma das duas, mais aumenta o prazer, em consequência, mais se eh estimulado a aumenta-las;ao passo que, em qualquer momento que nossa esperança eh frustrada surge em nos a mais profunda dor.

2 comentários:

  1. " Eu conhecia as muitas vantagens adquiridas com a honra e riqueza, e sabia que seria impedido de adquiri-las se quisesse investigar seriamente uma nova questão." não é bem sobre isso que falamos no meu texto da indecisão? o lado que escolher ? meio que, se tem um, não poderá ter o outro tão facilmente, prncipalmente pq acredito que vc obtêm mais sucesso ao que se dedica.. se não me dedico a fazer fortuna, fica difícil ter êxito nisso não?

    ResponderExcluir
  2. Eh verdade, eu quase coloquei essa parte do Spinoza no comentario que eu fiz do seu Indecisao no yubliss, ai li aqui q vc comentou. Boa sintonia!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Seguidores

Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
I´m someone who believe and accept that, life is change and changes comes from inside out. Who ignored it is still in dreams away from reality. Waiting for frustration to blame the world.