segunda-feira, 15 de junho de 2009

" Saber pertencermo-nos."



Devemos olhar primeiro para dentro, esgotar todas as possibilidades interiores, para ai sim podermos ter uma visão exterior. Todos grandes acontecimentos não partem de fora para dentro, mas o inverso, não se busca fora que só se pode encontrar dentro.


Não deposite em outros que só nos podemos fazer. Não entregue esse poder para outro, nossa felicidade é muito preciosa, pois fora de nos ninguém tem a mínima possibilidade de mudar que só nos podemos. Nosso curso parte de dentro, se a viagem partir de fora para dentro só encontraremos desilusões.


Um grande amor é maravilhoso, imaginar, sentir e olhar para um ser amado nos traz os melhores sentimentos, mas antes de tudo devemos ter a consciência desse mesmo amor para conosco; Ninguém que não se ame é digno de ser amado.

Devemos olhar para esse amor como um pássaro livre, e como diz o poeta cuidarmos desse nosso jardim para que esse possa um dia voltar. E se não voltar um melhor poderá, pois nem esse jardim nem o mesmo pássaro existira mais, pois ou o jardim será diferente ou o pássaro será outro. E valorizar de fato que tudo faz acontecer de forma plena nesse jardim que nos somos.

"Que esta fora de nos pode não nos ser indiferente, mas não a ponto de se colar a nos de modo que não se arranque sem nos esfolar e sem levar alguma parcela de nos. A coisa mais importante do mundo é saber nos pertencermo-nos."-Montaigne

A verdadeira plenitude é sermos plenos em nos. Esgote também em nos todas as faltas e desvios que encontramos em outros, como foi dito; "Quando vires um homem bom tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo”. -Confúcio Se existe uma pessoa que devemos cobrar e prestar conta, somos nos mesmos. Se existe algum lugar que a inveja, raiva, falsidade e outros males devem ser extirpados e banidos inicia-se olhando para o próprio umbigo.

A nossa felicidade consiste em sermos conscientes de nossa inconsciência, ser soberanos de nos mesmos! Assim podemos passar na vida por um furacão físico ou emocional, uma varredura trágica e mesmo assim olharmos para dentro e descobrir que o segredo da felicidade é poder dizer apesar de tudo; "Todos os meus bens estão comigo!"-Sêneca

 Ninguém mas ninguém é responsável pela nossa felicidade, existe em um lugar reservado dentro de nos,um recanto pessoal independente de tudo, que ninguém mais é admitido apenas nos, onde podemos ser fieis unicamente as nossa essência e verdade, onde somos soberanos e nesse momento descobrimos nosso mundo é mais belo e maior que qualquer pessoa que um dias nos machucou, e que podemos amar sem medo, pois antes de tudo nos amamos.

Descobrimos que não se sabe amar, amar não é saber, se ama. Descobrimos que devemos amar quando a pessoa menos merece, pois é quando mais precisa. Descobrimos que muitos dizem amar, mas amam seus desejos, suas vontades, suas fantasias. Amar é amar o ente não o ato.
Descobrimos que a mais sincera admiração a verdadeira, é aquela que emana do coração, pois amar é admirar com o coração, e assim o condicional se torna incondicional.
Descobrimos que amar não se explica se sente, mas se explica quando não se ama. Enfim descobrimos que podemos marchar contra uma multidão e ainda assim estarmos no caminho certo. "A coisa mais importante do mundo é saber pertencermo-nos."

É preciso sofrer depois de ter sofrido, e amar, e mais amar, depois de ter amado.-Guimarães Rosa
O filósofo grego Epicuro escreveu: “O essencial para nossa felicidade é nossa condição íntima e dela somos senhores”.

3 comentários:

  1. Não conhecia esta última citação.. fico fascinada com a profundidade desses caras..

    Não importa a época, há quanto tempo, a cultura, ou o que for.. isso é que me espanta mais.. tudo o que diziam, continuará eternamente atualizado..

    muito bom, como sempre!! seus pensamentos trazem muita verdade e reflexão..

    Não te pergutei ainda: você é escritor? como profissão, quero dizer ?

    ResponderExcluir
  2. Oi Alessandra, realmente esses filosofos da antiguidades falam sobre coisas que nos tocam muito fundo em nossoas almas, com uma atualidade impressionante. Outra citacao que nao lembro de um da antiguidade: Nada do que eh dito, ja nao foi dito. Incrivel!

    ResponderExcluir
  3. olha sou amante da filosofia
    e esse blog so vei fazer com que apliasse
    esse amor ao saber. Sera que esta no sangue dos Paccola. Alessadro Paccola

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Seguidores

Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
I´m someone who believe and accept that, life is change and changes comes from inside out. Who ignored it is still in dreams away from reality. Waiting for frustration to blame the world.